alerta

Santa Maria tem quatro casos confirmados de dengue

18.410

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Em boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, a prefeitura de Santa Maria confirma quatro casos de dengue no município. Os dois primeiros casos do ano já haviam sido anunciados no fim de fevereiro. Desde 2013, o mosquito Aedes aegypti está domiciliado na cidade, que já teve surtos da doença em 2020 (com mais de 200 casos) e 2021 (mais de 50 casos). Os pacientes são moradores dos Bairros Centro e Pinheiro Machado. Outros sete casos suspeitos estão sendo investigados. Com as confirmações, a Vigilância Ambiental em Saúde amplia e intensifica as ações de combate ao inseto. O monitoramento, que normalmente é feito em um raio de 150 metros, o que equivale a cerca de quatro quarteirões, passa a ser feito em 500 metros, aproximadamente nove quarteirões. 

Procura por testes de Covid-19 cai mais de 70% em Santa Maria

A chuva que cai na cidade nos últimos dias pode ter colaborado para o aumento do acúmulo de água e proliferação das larvas do mosquito. 

- Nós sempre contamos muito com a colaboração da população, mas ficamos quatro meses praticamente sem chuva, então, é normal que as pessoas relaxem nos cuidados. A chuva faz com que aumente a quantidade de água parada - avalia o o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde, Denoide Samuel Mezeck.

A chegada do frio não faz com o Aedes aegypti suma, ele apenas fica com o metabolismo mais fraco, por isso a quantidade de mosquitos circulando é menor. O coordenador explica que mesmo em recipientes onde a água já secou é importante fazer a limpeza com água e sabão, pois os ovos das larvas ficam grudados nas superfícies secas. Assim que chove novamente, eles eclodem. Os ovos podem durar até 400 dias. A dica é reforçar os cuidados tradicionais, usar telas nas janelas e abusar do repelente, principalmente ao amanhecer e entardecer.

OUTRAS DOENÇAS
O município também investiga dois casos de zika e dois de chikungunya. Os bairros em alerta em Santa Maria são: Centro, Diácono João Luiz Pozzobon, Caturrita, Chácara das Flores, Pinheiro Machado e o distrito de Boca do Monte. 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Confira a agenda de vacinação contra Covid-19 para a próxima semana em Santa Maria

Aplicação de quarta dose em idosos deve começar em abril em Santa Maria Próximo

Aplicação de quarta dose em idosos deve começar em abril em Santa Maria

Saúde